23 de julho de 2020

Livre Para Recomeçar, Paola Aleksandra


Olá Leitores, tutubom?
Como vocês estão? Tendo ótimas leituras?!
Pois, hoje vim compartilhar com vocês mais uma história maravilhosa que se dependesse de mim, eu leria até a lista de compras dessa autora. Paola Aleksandra, autora do livro Volte Para Mim que lançou seu mais novo romance e aqui estou eu para falar desse magnifico livro.


Minha única e mais profunda transgressão é calar-me

Livre Para Recomeçar vamos acompanhar a história de Anastácia de Vienne. Ela é casada com Jardel e vivem na França. Anastácia já não estar feliz com esse casamento, já que Jardel a trata como uma mulher instável e fraca. Anastácia fica sabendo que eles irão se mudar para o Brasil para ampliar as produções de café e principalmente construir um hotel, porém ela acaba descobrindo o real motivo por trás da construção do Hotel e nesse momento a Anastácia faz um escândalo em meio as pessoas em um evento. Esse foi o motivo perfeito para que Jardel pudesse fazer o que tanto queria.

"Todos nós somos atraídos pelo que é belo, por isso somos repetidas vezes enganados."

"Nossa vida seria diferente se existisse outra opção além de calar ou consentir, não acha?"


Ao chegar ao Brasil, Anastácia e internada no hospício pelo seu marido com o diagnostico de Histeria. Três anos se passaram, Anastácia segue no hospício e ali fez amizade com Darcília, uma jovem mulher negra que ao ganhar sua liberdade foi diretamente colocada no hospício e com elas temos a Marta que fez amizade com as duas e que tem uma mão cheia na cozinha. Na comemoração do aniversario de Anastácia, ela recebe uma visita da Avril, a irmã de seu marido que ela nem sabia e da irmã Dulce, ambas vieram lhe trazer uma noticia que mudara a sua vida para sempre.

"Para nós, nenhum homem é verdadeiramente livre enquanto os seus seguem presos."

Por outro lado, conheceremos Benício de Sá, conhecido mais como o bastado do café. Ele e seu irmão, Samuel, trabalha com construções e eles são contratados através da irmã Dulce para dar inicio a uma construção de um abrigo em uma fazenda. Basicamente é um local para abrigar mulheres que sofreram com os maridos e julgada pela sociedade. Depois de muitos anos, Anastácia e Benício se reencontra e que nesse momento ambos terão a oportunidade de caminharem juntos e ao mesmo tempo sozinhos eles aprenderão a lutar pela sua própria liberdade.



"As palavras doem, pois lembram-me de que às vezes o amor também é cruel."

Livre Para Recomeçar é aquele livro que quando você terminar fica com o sorriso no rosto. É um romance de época que traz história verdadeira, onde podemos ter a visão de como a mulher era tratada naquela época e de como nós mulheres tínhamos que seguir certo padrão, caso contrario você seria excluída. Nós não tínhamos o poder de ter a nossa própria opinião, não podíamos escolher a roupa que queremos vestir. Não só temos a questão da lutar da mulher na sociedade, mas temos por outro lado a questão da escravidão, onde as pessoas negras eram obrigadas a trabalha sem direito algum. Paola Aleksandra traz uma história emocionante com uma leitura fluida e rápida. Ela apresenta um Brasil de uma época incrível que para quem vive no Rio de Janeiro com certeza terá essa oportunidade de conhecer o local, já que Paola se inspirou bastante. Amei demais esse livro, se tornou uns dos meus favoritos desse ano. Pois, se você não leu nada dela, leia porque são leitura incríveis e cheios de aprendizados. 


3 comentários on "Livre Para Recomeçar, Paola Aleksandra"
  1. Quero muito ler os livros da Paola, amei a resenha :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Lily!
    Tenho lido bons comentários do livro da Pah, embora ainda não tenha tido oportunidade de ler nenhum dos livros dela, mesmo acompanhando o blog há anos.
    Bom saber que também gostou desse romance de época.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lily!
    Ainda não li nenhum livro da Paola Aleksandra, mas Volte Para Mim está na minha lista de leitura, e quem sabe depois de ler eu decida ler também Livre para Recomeçar?!
    Bjos!

    ResponderExcluir