12 de julho de 2021

O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë


Olá Leitores, turubon?

Quais são seus clássicos favoritos? Eu, particularmente amo demais Orgulho & Preconceito, porem esse foi o único clássico que li. Então, eu e alguns amigos resolvemos nos juntar e ler um clássico por mês. E no mês de fevereiro foi o romance clássico mais famoso da literatura.

 como a natureza humana é volúvel


Em 1801, o senhor Earnshaw estava voltando de uma viajem longa e ao chegar em casa trouxe com ele um menino órfão que foi encontrado nas ruas de Liverpool e que resolveu adotá-lo e levá-lo para a fazenda dos ventos uivantes. De início seus filhos não aceitam que o garoto tenha tanta atenção do pai, mas logo depois a sua filha, Catherine conhecida mais por Cathy, criar um laço de amizade com o novo integrante da casa que recebe o nome de Heathcliff.


 "Você é como essas coisas que encontramos quando menos queremos, mas nunca quando de fato precisamos."


Após a morte dos seus pais, Hindley, o irmão mais velho, passou a ter os cuidados da herança da família e como não gostava de Heathcliff começou a tratar como um empregado da casa, assim lhe privando de todos os privilégios que tinha. Ele passou a aguentar todos os insultos e tormentos que recebia de Hindley por causa do grande amor que sentia pela Cathy, porém Cathy passa a deixá-lo de lado quando faz amizade com outro rapaz e acaba por querer casar com ele.


 "Sim, pode me beijar e chorar o quanto quiser, pode arrancar de mim mais beijos e lágrimas. Mas cada beijo será sua ruína; cada lágrima, sua maldição." 


Heathcliff que já não aguentava a situação que estava e ver o seu grande amor se casando resolveu fugir dos morros do vento uivantes. Tempo depois, ele volta a fazenda totalmente diferente sendo um cavaleiro poderoso e com um ódio a procura de vingança para aqueles que lhe fizeram mal. Cathy se sente divida entre seu atual marido e seu grande amor de infância. Heathcliff apenas quer vingança.

 


O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico que estar sempre sendo mencionados nos livros atuais ou até mesmo na aula de português. A narrativa do livro é contada pela ex-governata da família, Nelly Dean que passa a contar a história desses dois personagens para o Sr. Lockwood que estar hospedado na Granja dos Tordos que quer entender do porque Heathcliff é tão amargurado. Pois, passamos acompanhar a narração da Nelly.

 

A trama do livro vai desperta inúmeras emoções de ódio, de raiva, compaixão e até mesmo de pena pelos personagens. Cathy é aquela personagem mesquinha e muito metida que só se importa com seu próprio nariz e que não está nem aí para os outros, ou seja, ela se considera o centro de tudo. Já o Heathcliff é bastante amargurado, rude e muito cruel. Por um lado, você quer entender o motivo dele ser desse jeito, por ter tido sido desprezado quando criança, mas ao mesmo tempo você sente raiva pelas suas atitudes muitos cruéis. Então, meio que você fica no meio entre passa pano para o personagem ou não.  O Morro dos Ventos Uivantes nós mostra como as pessoas podem ser cruéis umas com as outras e de como o egoísmos e a vingança acabam sendo o ponto de destruição de si próprio.

 

É um clássico que deve ser lido e ver o que os humanos são capazes de fazer qualquer coisa por amor e por vingança.

 


9 comentários on "O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë"
  1. Li mês passado em uma LC.
    Foi uma leitura fluida porém muito angustiante.
    Cathy ao mesmo tempo que me deixou irritada me apiedei dela.
    Heathcliff ainda não sei o que pensar dele...

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei essa edição na promo Darkcrush. Quero muito ler esse livro ainda esse mês.

    https://expressoliterarios.blogspot.com

    xoxox

    ResponderExcluir
  3. Oii, esse livro da na minha listinha. Achei sua resenha incrível. Penso ler em breve.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Ah essa edição perfeita!!!
    Ainda não tive coragem de tirar a minha do plástico rs mas farei isso em breve, pois sim, pretendo e muito ler essa preciosidade o quanto antes!
    Eu já li o livro há séculos, em uma época que não guardava nada. Por isso, será como ler pela primeira vez e já penso que vou sofrer.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Lily!
    É um clássico dos clássicos, embora triste e doloroso.
    Confesso que não li ainda, embora já tenha assistido o filme várias vezes.
    Boa dica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Ainda não tive a oportunidade de ler
    esse grande clássico que não consegue passar imune a quem faz a leitura. Ou é 8 ou 80.
    Gostei da sua resenha Lily e das suas colocações sobre os vários sentimentos que essa trama traz .

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler esse livro, eu até tentei uma vez, porém não tava conseguindo aproveitar muito bem a leitura então parei. Várias pessoas falam bem e com certeza é muito bom, porém acho que não é um livro muito bom para as primeiras vezes com clássicos.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Durante a pandemia eu acabei realizando a leitura de alguns clássicos, como Jane Eyre e 1984 que entraram para a minha lista de favoritos, O morro dos ventos uivantes eu li, faz um tempo (a saga Crepúsculo me incentivou a ler esse clássico) e eu realmente achei a história fascinante, me pegou de jeito, tanto que lembro que li em uma sentada só, pois queria muito saber como terminava, tenho muita vontade de reler, pois tenho certeza que irá ser uma experiência bem diferente da primeira vez, ainda mais nessa edição lindíssima da Darkside.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lily
    Quando me emocionei, tive raiva, angústia e ansiedade.
    Agora quero reler pra ver se vou gostar novamente.
    Acho que hoje eu teria mais raiva do Heathcliff, mas tive um crush nele quando li kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir