5 de março de 2020

Dezesseis, Rachel Vincent


Olá Meus Queridos Leitores!
Tudo bem com vocês?!
O que faria se vivesse em um mundo onde existe milhares de você? E que cada uma exerce uma profissão diferente como por exemplo jardineira, cientista e etc. Pois, vamos fala de um livro distópico onde tudo parece ser perfeito.



É fácil seguir as regras quando você nunca tem a oportunidade de infringi-las.

Narrado em primeira pessoa, conhecemos a personagem Dhalia 16. Ela está se preparando para se torna uma agricultora hidropônica que cultiva alimentos que são plantados. Elá é umas das cinco mil pessoas iguais a ela que foram criada em laboratório geneticamente, ou seja, clones. Todas foram criadas para exerce um trabalho especifico e que seja benefício para a cidade de Lakerview.

“A única forma de a sociedade funcionar de modo eficiente é mediante a divisão de deveres e pessoal em esferas distintas e independentes. Aprendemos isso antes mesmo de termos idade para andar. “

Na cidade há uma regra, ninguém pode falar com ninguém além das pessoas que são do seu departamento. Tudo ali é devidamente rígido. Cada departamento tem seu horário de almoço e atividades. Eles não têm poder de escolha. O único problema e que se alguém fizer algo diferente estar condenado os seus clones a destruição. Dhalia 16 se destacar bastante na sua cultivação pelos vegetais e não poderia demostrar nenhum pouco do seu orgulho em relação a isso.

“Mas na verdade não é assim. É uma morte sem sentido. São milhares e milhares de vidas roubadas. Nossos ancestrais violentos e destrutivos tinha um nome feio e brutal para isso.”

Certo dia ela é chamada para ir ao departamento da Administração, Dhalia 16 está entre as melhoras de seu departamento e foi selecionada para ocupar o cargo de instrutora de sua seção depois da sua formação. Entretanto, quando ela entra no elevador encontra com Trigger 17, ele é um cadete das forças especiais e líder do esquadrão. Em nesse momento o elevador quebra, deixando-os eles presos e plena escuridão. Para surpresa de Dhalia, soldado fala com ela para tenta acalma-la, já que ela começou a entra em pânico e que não estava conseguindo respirar. Infelizmente, ela respondeu a ele e assim quebrando a regra e colocando suas irmãs em pleno risco.



Dezesseis é uma distopia maravilhosa. A trama nos leva ao mundo diferente a base de uma regra e que todos são iguais e que a única diferença e que uma acabou quebrando a regra desse padrão. A leitura é bem fluida e que cada pagina virada é uma revelação surpreendente. A autora soube fazer uma trama envolvente e apresentou uma premissa cheio de curiosidade sobre a personagem onde ela tem uma personalidade diferente. Foi meu primeiro contato com a autora e soube nota alguns detalhes relacionando a nossa realidade. Que basicamente as pessoas vivem sobre padrões, que todo mundo tem que ser igual e foi incrível ver essa semelhança. Para aqueles amantes de distopia com certeza vai amar esse.


6 comentários on "Dezesseis, Rachel Vincent"
  1. Nossa, há quanto tempo não leio uma distopia. Preciso mudar isso. Como não é um gênero que tenho muita afinidade, acabo sempre meio que deixando de lado.
    Me lembro muito bem de quando este livro foi lançado e de como foi elogiado.
    Olha, vou tentar ler ele de todo jeito, gostei bem da premissa!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de ler distopias, no geral não gosto muito do cenário criado.
    Mas o enredo desse livro é interessante, onde há clones de pessoas e todos tem que viver dentro das regras sem se comunicar com os outros.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lily
    Já conhecia o livro, mas sua resenha foi a primeira que leio.
    Vai para a lista de desejos, assim que tiver chance lerei.
    Nossa comparando com a nossa realidade não está muito diferente, não podemos viver sobre os padrões estabelecidos pela sociedade.
    Imaginar Dhalia presa num elevador é sufocante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lily!
    Tão bom ler um livro de ficção que parece crível, porque todo desenrolar da trama é bem escrita e fundamentada. E ainda traz uma protagonista que busca sua individualidade em um mundo que até então não sabia existir.
    Quero poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um grande amor por distopias e eu fiquei apaixonado compra forte desse livro de ter um sociedade que é vista como inteiramente perfeita mas eu já estou cansada desse clichês de sempre tem um adolescente envolvida na história

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lily
    Adorei sua resenha.
    Conhecia o livro só de nome, e eu adoro distopias, então já quero!
    Tomara que a 16 aí dique com o 17 kkkk
    Bem louco eles não terem poder de escolha, meu Deus, que coisa mais horrível!
    Assim que der lerei!
    Bjs

    ResponderExcluir