19 de agosto de 2023

Filme: Barbie

Hey leitores, turubon?
Qual foi o ultimo filme que foram ver no cinema? Acredito eu que desde da pandemia que não ia ao cinema ver um filme e sempre ficava naquela “esse final de semana vou” e esse fim de semana nunca chegou.. rsrsrs Mas com o lançamento da Barbie e houve aquele alvoroço todo que foi quando resolvi ir e assistir, pois estava animadíssima.

 "Ela não está morta, está apenas passando por uma crise existencial."

Num mundo completamente rosa, acompanhamos a rotina e a vida da Barbie em seu mundo na Barbielândia junto com outras Barbies. Tudo na Barbielândia ocorre tudo na completa perfeição, sem nenhum defeito e com a certeza de que revolucionaram o mundo das mulheres em que elas poderiam ser o que elas quiserem. 
 


As coisas vão acontecendo na maior tranquilidade até que a Barbie começa a ter momentos estranhos como ter pensamentos sobre morte, os pês retos e sua magia indo embora aos poucos. Para descobrir o que anda acontecendo com ela, precisará ir ao mundo real para entender o que se passa consigo e poder resolver e trazer paz e perfeição ao seu mundo. Barbie ao chegar no mundo real, descobre que nada é perfeito como ela pensou.
 


Barbie é um filme que traz temas muito atuais. Quando o filme teve seu lançamento, vi muitas pessoas criticando o filme com aquele pensamento de que seria um universo fantasioso e sendo feito para as crianças. Ao ler essas criticas fiquei com muitas mais vontades de assistir até porque vendo homens criticando algo relacionado ao publico feminino é porque doeu em si. 
 
"Nós, mães, ficamos paradas para que nossas filhas possam olhar para trás e ver o quão longe chegaram." 

E realmente, Barbie não é pra criança, o filme foca em nós mulheres adultas onde nós temos muitos daqueles pensamentos que não encaixamos na sociedade, onde ficamos todo tempo procurando ter um padrão estético que a sociedade exige. As vezes entramos na nossa crise existencial de identidade, o que sou? Porque estou aqui? O que devo fazer? São perguntas que todas nós já fizemos algum dia, em algum momento em nossa vida. 
 

Há um discurso numa parte do filme que me emocionou muito enquanto escutava porque o que a personagem falou é real. É a nossa realidade como mulher nessa sociedade. Se você pesa 56kg esta gorda. Se você está com 45 kg esta magra demais.  Se não quer se mãe “que coração frio” “você vai se arrepender no futuro” Se está namorando “quando vai casar?” Você se casou “quando vai ter filho?” Você tem filho e todo o seu tempo é do filho e não tem tempo pra si “nossa, você precisa se arrumar mais” “ir ao cabelereiro”.  Se você tem 25 anos, já pergunta quando vai casar e se estar com 30 anos e solteira e sem filhos, já não serve mais, ou seja, nós mulheres sofremos muito pra ter pelo menos um reconhecimento nessa nossa sociedade que é machista.
 
O filme da Barbie ele fala muito sobre a questão do machismo que existe. Sobre nós mulheres que tentamos se encaixa na sociedade de alguma maneira, mesmo sabendo que vamos leva pedrada todos os dias. Fala muito sobre a questão de saber o que você é, descobri sobre si mesmo. E isso mostra também na parte do Ken porque muitos sabem que ele é apenas o boneco para ficar de enfeite ali do lado da Barbie, mas ele também entra nessa espiral de pensamentos de “Quem sou eu?” “Qual é a minha identidade? Ou seja, ele também passa por essa crise existencial. 
 
É um filme que gostei bastante, teve momentos de cantoria que não entendi do porque, mas gostei. Muitos momentos do filme tiveram cenas cômicas e também piada relacionada a Mattel que é a criadora da Barbie. É um filme que vale a pena assistir e entender que nós mulheres somos incríveis do nosso jeitinho.

Classificação Indicativa +12



6 comentários on "Filme: Barbie"
  1. Faz muito tempo que não vou ao cinema. Porem como você mesmo falou Barbie incomodou pessoas machistas e preconceituosas e por isso devemos enaltecer esse filme, que em nenhum momento foi dito que seria infantil, o povo que deduziu por se tratar de uma boneca.

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que não vou ao cinema, Lily.
    Ameiii que Greta manteve a essência da Barbie mas inseriu temáticas importantes.... se descobrir, emponderamento, feminismo.
    Quem não gostar dessa Barbie é só assistir as animações dela

    ResponderExcluir
  3. Olá Lily
    Não assisti o filme,aliás nunca tive essa boneca e confesso que nunca tive vontade de ter uma .E também não tenho vontade de assistir o filme,

    Que bom que curtiu bastante o filme
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lily!
    Confesso que não sou muito fã de assistir filmes no cinema, faz um tempão que vi um. E sinceramente, atualmente não planejo assistir o filme Barbie... Mas eu amei ler sua opinião do filme, é triste ver o julgamento da sociedade contra as mulheres, e concordo com você, nós mulheres somos incríveis do nosso jeito.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Lily! Não sou muito fã de cinema, mas sempre prometo a mim mesma ir quando tem algum filme que possivelmente vai fazer valer a pena a ida. E Barbie foi um desses, com certeza. Estou até impressionada comigo mesma por ir 2 vezes ao cinema, e ainda pretendendo ir mais uma vez ver Jogos Vorazes. Eu senti tudo o que você disse na resenha e esse filme me emocionou tanto que virou um dos meus favoritos da vida. Eu ouvi o comentária das pessoas e esperei uma coisa, fui ao cinema esperando outra coisa e sai com todas essas coisas mais uma coisa especial... Faz sentido?! Eu passei a entender porque as pessoas ficaram incomodas com o filme, porque alguns relacionamentos foram desfeitos no cinema (você soube disse?), porque algumas pessoas realmente se emocionaram e a lista de por ques continua sem fim. Acredito que teve discussões muito bem pautadas e tenho certeza que se você não as entende, vai ficar boiando algumas vezes no filme. Houveram duas cenas que mexeram comigo muito: (1) a cena da Barbie fugido da Matel e se encontrando com a menina que brincava com ela e (2) a Cena do Ken se declarando para Barbie no plano mirabolantes deles, porque toca Push que é de uma das minhas bandas favoritas Matchbox 20. Eu precisava muito do filme da Barbie, até porque eu estava vivenciando os mesmos questionamentos que ela neste momento da minha vida. Nota mil para esse filme. Cheirinho de livro novo.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Apesar de todo burburinho, não consegui ir assistir ao filme no cinema, mas pretendo assistir ao filme, assim que ele for liberado, muito bom que ele apresenta tantos questionamentos e que nos faça refletir.

    ResponderExcluir