Ser diferente nos olhos das pessoas é ser algo fora do comum. É justamente isso que o livro traz: que ser diferente é ser julgado por todo mundo.
Nem sequer conseguia entender as diferenças sutis de nuances das palavras. Não me interessava se eu era normal ou não.
Yunjae, um adolescente de 15 anos que nasceu com uma condição rara chamada Alexitimia, em que suas amígdalas não foram muito bem desenvolvidas. Ele a chama de Amêndoas por ter a aparência parecida e elas são uma parte do nosso cérebro que processa as emoções. Por isso, Yunjae não tem a capacidade de identificar as emoções como raiva, medo, tristeza, amor e outros.
Queria ser alguém que realmente entendia o significado das palavras de um autor. Queria conhecer mais pessoas, ser capaz de me envolver em conversas profundas e aprender o que era ser humano.
Por ser diagnosticado tão cedo, sua mãe passou a lhe ensinar a como identificar essas emoções com diversas regras, como saber e usar as expressões para diversas situações. Essa é uma maneira que sua mãe encontrou de ensinar para que ele não seja considerado um esquisito quando for para a escola, mas tudo muda quando algo fatal acontece na vida de Yunjae que faz com que se sinta totalmente sozinho à mercê da sociedade.
Parecia significar que havia mais de uma resposta para tudo. Talvez eu não precisasse me apegar a regras rígidas de diálogos e comportamentos. Já que todo mundo era diferente, minhas "reações esquisitas" poderiam ser normais para algumas pessoas.
Sem alguém para guiá-lo e sofrendo bullying por ser diferente, de uma maneira tão inesperada acaba conhecendo o Gon, que vive procurando brigar e problemas por onde passa. Muitos não chegam nem perto e, com a aproximação deles, vão tentando entender um ao outro. A partir de encontros em sua vida, Yunjae vai tentando entender a complexidade da vida.
Em capítulos curtos, Amêndoas é uma história cheia de reflexões que o próprio personagem faz e que até você mesmo começa a refletir sobre. Narrado pelo Yunjae, nota-se bastante as suas dúvidas sobre as coisas da vida e de como ela funciona. Para uma pessoa que não sente nada, meio que fica perdida e sem entender por que as pessoas te tratam diferente por não demonstrar qualquer reação a algum acontecimento. Isso demonstra que ser diferente é motivo de julgamento e bullying.
O Gon é um personagem totalmente oposto de Yunjae, está sempre fazendo merda, mas ele não teve uma base familiar que lhe ajudasse, ao contrário de Yunjae que tem a mãe e sua avó que lhe deu apoio e fez de tudo para protegê-lo dos olhos alheios e julgadores. O que Yunjae não tem de sentimentos, Gon tem de sobra e é isso que amei no livro: a diferença entre eles, e mesmo assim é uma combinação perfeita.
Amêndoas é repleto de sentimentos de amor, família, amizade e proteção. É uma leitura leve, mas com uma carga emocional porque você sente tudo o que o Yunjae não sente, apenas quis protegê-lo de tudo. É uma leitura que me envolveu bastante e para quem buscar algo leve e com uma carga emocional, vai amar essa história.







Be First to Post Comment !
Postar um comentário