16 de setembro de 2019

Top: Livros Que Abordam o Suicídio

Olá Meus Queridos Leitores!
Tudo bem com vocês?! Comigo tudo na paz.
Como o ano está passando rápido né. Já estamos em Setembro, e falando me setembro, estamos no mês amarelo que é a prevenção do suicídio. Na minha opinião essa prevenção tem que ser feito todo dia, a cada minuto ou hora alguém está cometendo essa atrocidade. Então resolvi separa livros que nos abordam esse tema, então vamos conferir!

1. Os 13 Porquês
Resultado de imagem para 13 porques livroSim, esse livro novamente. Muitos já devem ter ouvido fala bastante nele, principalmente pela serie que foi adaptada por esse livro. Esse livro nos trazem a historia de Hannah Baker que gravou 13 fitas contando seus motivos para chegar a onde chegou. E foi deixado para os motivos escutarem tudo que fizeram com ela. Mas devo dizer que não só nos traz esse tema do suicídio mas aqui também é abordado consumo de drogas, abuso sexual e outros. 

2. Por Lugares Incríveis
Imagem relacionadaEm minhas pesquisas sobre livros que nos apresenta esse tipo de tema, encontrei esse livro que em muitas postagens são mencionado, então porque não mencionar também. Aqui vai retrata a historia de Violet, uma garota que levava a vida normal e feliz até que um dia ela e sua irmã sofre um acidente e apenas ela sobrevive. Depois disso ela passa a se sentir culpada e acaba afastando de todos. E nesse meio termo temos um garoto chamado Theodore que basicamente é um nerd da escola que estar sempre perseguido pelos valentões e claro, ele tem que lidar com depressão e com problemas familiares. Pois é, aqui são duas pessoas que pensam em suicídio mas ao se encontrem acabam um fortalecendo o outro. 

3. A Lista Negra
Resultado de imagem para a lista negraAqui, não é só um livro que vai retrata um suicido mas também Bullying. Vocês com certeza já devem ter visto esse livro, eu desejo muito ler ele mas tenha cuidado traz gatilhos. Aqui vai contar a historia de Valerie, mas basicamente do namorado dela que simplesmente abriu fogo dentro da escola matando alguns estudantes e logo em seguida suicidou. Mas qual seria a relação disso? E porque escolhe os alunos a dedos? Pois é, aqui foi criada uma lista com nomes dos alunos que praticava bullying com eles e por sinal acabou nessa tragedia. Então, vale a pena ler né.

4. Sem Esperança
Resultado de imagem para sem esperança colleen hooverEu sou doida por ler algo dessa autora, mas em minhas pesquisas fiquei um tanto impressionada em saber que esse livro abordavam esse tipo de tema. Então porque não está nessa lista?! Pois é. Esse livro é uma continuação da historia de Um Caso Perdido, nesse volume e contada a historia pelos olhos do mocinho, Dean Holder. Quando eram criança ao lado de sua irmã Less, viu uma garotinha sendo levada e desde então sai a procura dela, entretanto sua pequena irmã comete suicídio e desde ai sua vida não foi a mesma. Aqui, vai retrata um suicídio de um parente e com certeza não é nada fácil superar.

5. O Garoto Quase Atropelado
Resultado de imagem para o garoto quase atropeladoAcho que de todos os livros mencionados esse vai retrata vários temas diferenciado além do suicídio, aqui nos conta a historia do garoto que passou por uma situação terrível e para não enlouquecer acaba escrevendo em um diário tudo que lhe acontece. É um livro interessante e que vale a pena ser lido. 

E ai, gostaram? Já leram algum desses livros?!
Então, para deixar uma boa mensagem aqui, o suicídio tem que ser debatido e se alguém perto de você estive com problemas, não hesite em conversa, talvez você esteja salvado uma vida.
8 comentários on "Top: Livros Que Abordam o Suicídio"
  1. Eu li Por Lugares Incríveis e achei lindíssimo. A Lista Negra eu tenho mas ainda não li. Os 13 Porques eu também li e achei muito forte. Agora eu assisto à série que já está na terceira temporada, e o negócio ficou mais forte ainda.
    São livros que valem muito a pena.

    ResponderExcluir
  2. Lily!
    Importante abordarmos sobre o suicídio, não apenas agora, mas sempre, porque é um tema bem atual.
    Já tive oportunidade de ler: O garoto quase atropelado e Por lugares incríveis.
    Muito boa suas escolhas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi Lily. Acho tão legal ter um mês que se preocupa em abordar o suicídio, é extremamente importante falar sobre. Eu só conheço esse livro da CoHo, mas só li a versão da menina e não lembro bem da história, então não adianta muito kkk, mas adorei as indicações!
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lily! ♡ É verdade, esse ano tá voando!
    Achei ótimo essa campanha do Setembro Amarelo, é uma campanha extremamente necessária. Mas, como você disse, essa prevenção de fato deve ocorrer todo dia, a prevenção do suicídio não deve acontecer apenas em Setembro, mas sempre, em todos os meses, dias, anos... a todo momento. Precisamos ajudar essas pessoas, dar apoio a elas e mostrar que vale a pena viver.
    Dos livros citados, li apenas Sem Esperança, que na minha opinião é um dos melhores livros da Colleen, e também um dos meus favoritos. No livro podemos ver claramente o quanto Dean sofreu por perder a irmã, o quanto o suicídio da irmã o marcou. Leia Um Caso Perdido e Sem Esperança, para mim são os melhores livros da Colleen.
    Enfim, livros que abordam o suicídio são muito importantes, é um tema que precisa ser discutido e trabalhado.
    Obrigada pelas indicaçãos, espero poder conferir cada uma delas!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ O suicídio é realmente um tema que precisa ser discutido, não apenas em Setembro, mas o ano inteiro. É tão triste que certas situações chegam tanto ao extremo que uma pessoa chegue a tirar a própria vida. Então essa campanha do Setembro Amarelo é muito importante.
    Desses livros só li Sem Esperança e eu amei. Esse livro mostra bem como é para alguém tentar superar o suicídio de alguém que ama. Holder se martiriza pelo acontecido, pelo que me lembro se sente até culpado, mesmo não sendo culpa dele.
    Espero ler alguns outros livros que abordem o tema.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Acho incrível essa iniciativa, concordo completamente que o assunto deve ser abordado e divulgado.
    Dos citados já li A lista Negra. Mas quero muito ler Sem Esperança, pois já li a versão da Sky e amei.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  7. Estou doida para ler Sem Esperança e ver pelos olhos dos Dean, depois de ter lido Um Caso Perdido sou muito fã da CoHo mas não tive oportunidade de ler essa continuação, também não sabia que abordava o assunto suicídio. Outro livro que quero ler é Por Lugares Incríveis, não tem uma alma viva que não goste desse livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lily
    Sem esperança já comecei a ler mas parei. Os livros da Colleen são sempre difíceis pra mim, acho muito lentos.
    O garoto quase atropelado e A lista negra já li e gostei.
    Por lugares incríveis e Os 13 porquês quero muito ler.
    bjs

    ResponderExcluir