30 de outubro de 2019

A História do Halloween


Olá Meus Queridos Leitores!
Tudo bem com vocês?!
Para finalizar o mês de Halloween, que tal sabemos mais sobre essa magnifica historia de como foi criada esse festival. Então me acompanhe um pouquinho aqui!


Halloween é celebrada no dia 31 de outubro, conhecido mais como O dia das Bruxas que é uma celebração popular de culto aos mortos. A celebração desse evento é muito forte em países de língua anglo-saxônica, principalmente nos Estados Unidos. A tradição do Halloween foi levada pelos Irlandeses ao EUA que até hoje é considerado um feriado.

A Origem

Acredita-se que a tradição tenha se originado nos antigos festivais celtas chamado Samhain, que marcava a passagem de ano e a chegado do inverno. Para os celtas, o inicio do inverno representava a aproximação de outro mundo, ou seja o mundo dos mortos.
Eles acreditavam que no inicio do inverno os mortos voltava para visita suas casas com assombrações para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Os símbolos que são utilizado no Halloween eram uma forma deles usarem para afastar os maus espíritos.
Já para a Igreja católica, o Halloween passou a ser uma véspera do dia de todos os santos.

Símbolos do Halloween

Resultado de imagem para simbolos de halloween

Existem muitos símbolos que são bastante característicos, alguns foram agregando com o tempo, mas os principais são:

As cores laranja e preto: O Halloween é associado com as cores laranja e preto pois o festival do Samhaim era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.

Lanterna de abóbora: a lanterna de abóbora (do inglês Jack o’lantern) tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso. Mas a tradição de entalha abóboras teve o inicio no Estados Unidos, sendo que antes nos países de origem celta entalhavam nabos e colocavam vela no interior com a intuição de afasta os espíritos.

Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que no dia do Samhaim, máscaras e fantasias ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e continuavam vagando pelo mundo sem incomodar.
Atualmente, o Halloween é fortemente marcado pelas festas à fantasia que geralmente seguem a temática sombria de bruxas, zumbis, esqueletos, etc.

Esqueletos e fantasmas: para os celtas, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas.
Morcegos: os festivais de Samhaim sempre envolviam o uso de fogueiras, que acabavam por atrair morcegos.

Gostosuras e travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. A atividade é voltada para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.

Já aqui no Brasil, ela e festejada sim na data 31 de Outubro mas não tem um significando grande como os outros pais que festeja. Aqui no Brasil ela é festejada como uma festa a fantasia e que em vários estabelecimentos adotam a decoração de vampiros, monstro e etc.

E ai, gostaram de uma ótima aulinha?! Aqui também traz um pouco de aprendizado até eu aprendi com essa pesquisa. haha

4 comentários on "A História do Halloween"
  1. Oiii ❤ Realmente, o Halloween é um evento cultural bem antigo. Sua origem é interessante, já que foi criada pelos celtas. É legal também que a data comemorativa representava coisas diferentes para os celtas e para a igreja católica.
    Já precisei fazer pesquisas desse tipo quando eu estava na escola e lembro de ter pesquisado sobre o Jack, a história dele é um tanto quanto assustadora.
    Gostei do post, achei legal você falar sobre a origem do Halloween e tudo mais já que ele é amanhã.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  2. Lily!
    Sempre bom aprender o significado das datas.
    Pena que aqui no Brasil a comemoração do Halloween não é tão comemorada como nos EUA.
    Amo de paixão toos os símbolos, embora não seja de comemorar muito a data, mas acho lindo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá! ♡ Achei legal a postagem, é bacana pesquisar sobre a origem e o significado de uma comemoração.
    Já sabia algumas coisas acerca da origem dessa comemoração, mas desconhecia a maioria. Obrigada pela aula, as explicações ficaram ótimas ♡
    Nunca tinha pensado no porque das cores preto e laranja, achei interessante o significado por trás delas!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lily
    Nossa, que legal, não sabia da origem do Halloween.
    Eu achei que era mais mórbido, mas é bem mais cultural né!
    Eu queria muito que a gente pudesse pedir doces aqui no Brasil kkkk ia ser da hora kkk se bem que talvez eu não entregasse pras crianças e comesse tudo sozinha kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir