18 de março de 2020

TOP: Livros do Holocausto


Olá Leitores!
Tudo bem com vocês?!
Holocausto! Conhecido também por Shoá que foi um assassinato em massa que aconteceu na Segunda Guerra Mundial que matou mais de seis milhões de judeus. Com a minha leitura de Anne Frank acabei por interessa mais pelos acontecimentos daquela época, então resolvi trazer alguns livros que se passa na segunda guerra mundial.



A Menina Que Roubava Livros
Resultado de imagem para a menina que roubava livros livroEscrito por Markus Zusak, traz a história da Liesel Meminger, uma garotinha que presenciou o enterro do seu irmão mais novo, mas que ela é adotada por uma família. Liesel vai a escola e faz amizades. Ela sempre que viu uma oportunidade de rouba livros, ela roubava. Durante a guerra, ela sempre procurou ler e aprender com eles.

O Diário de Anne Frank
Resultado de imagem para o diario de anne frankEsse é um livro que deve estar nessa lista porque traz uma história de esperança e sonhos. Anne Frank é uma garota de trezes anos que ganha um diário de presente de seu pai. A sua vida muda completamente quando os nazistas invadem o Países Baixos. Escondida num esconderijo Anne começa a narrar o dia a dia das pessoas que convivia com sua família.

O Menino do Pijama Listrado
Resultado de imagem para o menino do pijama listradoUma história triste e comovedora. Conta a vida do garotinho Bruno que se muda com sua família para um local próximo a um campo de concentração por conta que seu pai se tornar um comandante. Com sua vida parada, ele anda pela redondeza e se encontrar com um outro garoto Shmuel, ele é judeu e que estar em um campo com cerca de arame que os separa. Ambos iniciam uma amizade inocente e proibida.
Resultado de imagem para cinzas na neve 
Cinzas na Neve
Talvez conheça esse livro pelo titulo A Vida em Tons de Cinza. Aqui contam a história de Lina Vilkas, uma garotinha Lituana de quinze anos que dota um talento incrível artístico. Sua vida mudar completamente quando a união soviética invade sua casa levando toda sua família para serem vendidos como escravos. Quando se fala da segunda guerra mundial associa ao Hitler, mas esquece que também teve massacre no governo de Stalin nessa época.

A Lista de Schindler
Resultado de imagem para a lista de schindler livroUm livro que preciso ler. Vai retratar a história de Oskar Schindler, um membro do partido nazista durante a segunda guerra mundial. Ele tinha uma fabrica de esmaltados onde trabalhava vários judeus e que ele arriscou sua vida para salva milhares de judeus dos campos de concentração. Esse livro foi adaptado para o cinema pelo Steven Spielberg em 1993.

E ai, já leram alguns desses livros? Me contem o que vocês pensa sobre essa época?
8 comentários on "TOP: Livros do Holocausto"
  1. Oie!
    Eu não gosto de livros sobre o Holocausto porque eu fico me sentindo muito mal sabe? Por isso evito ao máximo ler livros do tipo, infelizmente. Já tentei ler A menina que roubava livros mas achei ruim demais, parei no cap. 8. E tenho esse livro da Anne, mas não tenho o menor interesse em ler. Mas pra quem ama o tema essas indicações são prato cheio!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lily. 🌹
    Eu acrescentaria mais dois livros à lista: 'A Mala de Hana' e 'Escondendo Edith'. Não sei se conhece. São relatos de guerra baseados em histórias reais.

    Boa tarde.
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu tento a todo custo ter inúmeros livros sobre o tema?? Tenho todos estes que você citou acima, só Cinzas na Neve que ainda não(mas vi o filme)
    Mas oh, acrescentaria aí nessa lista, mais alguns que tenho e sou apaixonada, aliás, preciso arrumar tempo e reler todos!
    Mulheres Sem Nome.
    Sonata em Auschwitz.
    Os Bebês de Auschwitz.
    Sou apaixonada por esse gênero e cada vez mais, por mais que se tenham livros e filmes neste estilo, precisamos de mais!!!
    Amei o post!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Lily!
    É um assunto sempre interessante e que me agrada muito.
    Já tive oportunidade de ler quase todos que indicou, mas já annotei Cinzas na neve que nem conhecia.
    Valeu a dica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que se passam no Holocausto EA Já li todos os livros dessa lista e se eu pudesse indicar um livro eu acrescentaria o livro A Lista de Schindler

    ResponderExcluir
  6. Lily!
    Eu amo livros com esse cenário, um tema triste mas que nos faz refletir sobre a vida, atitudes.
    Li A Menina Que Roubava Livros duas vezes e O Diário de Anne Frank.
    A Lista de Schindler vi o filme, se o livro for tão bom quanto o filme deve ser uma leitura fascinante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lily
    Desses já li todos e amei.
    Bom, menos A lista de Schindler que tô louca para começar!
    É período horrível, mas necessário de ler e entender tudo o que houve né.
    Bjs

    ResponderExcluir