8 de fevereiro de 2021

Céu Sem Estrelas, Iris Figueiredo

Olá Leitores, turubom?

Como estão as leituras? Espero que bem.

Quero saber de vocês: Quando pega um livro, você ler a sinopse? Porque eu não faço isso, é bem raro isso acontecer. Faço isso porque gosto de ter uma experiência completa com o livro sem saber nada dele. Pois, foi o que fiz com esse livro e acredite, foi a melhor coisa que já fiz.

CONTÉM GATILHOS


A todos aqueles que não conseguem enxergar as estrelas. 


Na história vamos conhecer Cecília que acabou de completa 18 anos e estar cursando seu primeiro ano de faculdade de desenho industrial. No dia do seu aniversário acabou sendo demitida do emprego e para piorar mais ainda sua vida, ela acaba sendo expulsa da própria casa pela sua mãe que só se preocupar com a relação do namorado (Que por sinal, é um babaca).


 "Nos meses anteriores, minha vida parecia uma grande produção da Shonda Rhimes, com dramas, desgraças e reviravoltas para ninguém botar defeito."

 

Cecília não querendo ir para casa de sua vó. Ela pede para ficar alguns dias na casa de sua melhor amiga, Iasmin, em que todos a trata como se fosse da própria família. Além desses problemas em sua vida, Cecília tem a autoestima baixa por conta de ser gorda e que todos ao seu redor faz questão de lembrá-la. Vivendo na casa de sua melhor amiga, ela começa se aproximar de Bernardo, o irmão de Iasmin e também por quem sente uma atração.

 

"Cecília era uma caixinha de segredos e mentiras, tentando encobrir as partes feias da vida e pintar uma versão melhor de si mesma para o mundo. Ela não queria que sentissem pena."


 

Por outro lado, Bernardo estar cursado a faculdade de Engenharia. Ele vive rodeado de amigos que só vive em festa e que faz de tudo para arrastá-lo junto, porém ele está em um dilema sobre sua vida e dos seus relacionamentos, já que não deu certo com a Roberta. Apesar de que uma vez ou outra ele ficava com ela só para fugir dos problemas, mas querendo ou não ela sempre vai atrás dele mesmo ele querendo fugir. Tudo muda quando Cecília aparece em sua vida.

 

"Nem sempre a gente é capaz de lidar com tudo o que está acontecendo por conta própria, mesmo que ache o contrário."


Bernardo e Cecília começam a se aproximar e criando um laço de amizade em que cada um fala sobre seus gostos, discutir qualquer assunto e até mesmo trocar livros favoritos. É nesse tempo em que eles acabam se apaixonando um pelo outro, mas Bernardo tem dúvidas sobre o relacionamento com ela e por isso que nenhum do dois falaram nada. Sendo que nem tudo são flores algo acontece para destruir o relacionamento deles e a sua vida já não estar fácil e nisso Cecília se vê em uma encruzilhada sem saber o que fazer. 

 


Em Céu Sem Estrela é uma leitura que faz você se sentir emoções. A história apresentar uma jovem que estar passando por vários problemas ao mesmo tempo em que faz com que ela se afunde mais e mais no fundo do poço. Cecília é uma personagem que passar por problemas mentais, depressão, automutilação e tem autoestima baixa por ser gorda e é claro tentando ser aceita na sociedade em que as mulheres tem que ter o corpo perfeito. Além disso tudo, ela é rejeitada pela própria mãe que prefere ficar do lado do namorado que traiu do que a própria filha, isso me revoltou de uma forma que queria entrar no livro e matar a mãe dela. Isso é uma coisa que mãe não deveria fazer com a filha, abandoná-la.


 "Há dias piores que os outros."


Apesar do livro mostra a jornada da Cecília, temos outros personagens que são bem importantes para história, como Iasmim que repetiu o ultimo ano do ensino médio e que não tem tanta atenção dos pais, ela tem um relacionamento toxico com o namorado, uma coisa que ela nem percebe. A mãe de Cecília também sofre um relacionamento abusivo e percebemos o quanto ela permite continuar nisso.

 

É um livro com uma leitura muito incrível e fluida, sendo intercalado entre Cecília e Bernardo. Trazendo vários temas que são importantes e tem que ser debatido todos os dias. Uma leitura que faz a gente refletir e pensar que todos nós somos frágeis em mundo difícil. Temos que aprender a ter empatia sempre pelo próximo porque nunca sabemos o que eles passam na vida.

 

Um livro que indico muito e que tem que ser lido por todos. Lembrando aqui, esse livro contém gatilhos.  







              
9 comentários on "Céu Sem Estrelas, Iris Figueiredo"
  1. Lily!
    Não imaginava que esse livro trouxesse tantos assuntos importantes de serem debatidos e analisados.
    Que mãe é essa Jesus?!...
    Deve ser um livro carregado mesmo de amoção.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. A autora é tão elogiada por seu trabalho, mas eu admito que nunca li nada dela :(
    Mas por tudo que li na sua resenha, que já é tão emocionante, o enredo é isso, emoção do começo ao fim!
    Uma série de ensinamentos, com essa pegada de juventude, mesmo com os gatilhos!!!
    Quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo muitos elogios a esse livro!
    Íris aborda importantes questões que precisam ser discutidas!
    Foi pra wishlist com certeza

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu sempre leio a sinopse antes de ler ou comprar um livro
    Gostei da premissa desse livro pois traz personagens com características diferentes dos estamos acostumados a ler .me senti representada pois vivo brigando com a balança rsrs.
    Espero poder ler quando tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Inicio do ano, o ritmo de leitura é bem devagar... Mas já terminei de ler um livro esse ano.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Miga, primeiramente: muito obrigada por ter me dado esse livro de presente, pode ter certeza que vou ler, viu? Fiquei muito feliz com a surpresa!

    Eu também não leio sinopses, tenho a sensação de que elas estragam o prazer de conhecer o enredo. O que me faz querer ler um livro mesmo é o que falam sobre ele e a capinha, claro. Vejo muita gente elogiando esse livro da Iris e eu já tinha vontade de ler! Tô animada demais, principalmente porque é nacional!

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um livro que de inicio parece ser bem fofo mas que depois se revela cheio de assuntos importantes.
    Achei o enredo bem interessante, já que retrata de assuntos que a maioria das pessoas já enfrentou.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu leio a sinopse sim, mas confesso que já peguei alguns spoilers por conta disso! Esse livro já está na minha lista, justamente por trazer uma história tão importante e que acaba remetendo a vida de tantas pessoas ao nosso redor, acho que se identificar com os personagens vai ser bem fácil o que acaba tornando a leitura ainda mais intensa.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lily
    Li ele faz um tempo e gostei.
    Não se tornou prefe, mas me truxe muitas reflexões.
    Nossa, que raiva dessa mãe horrenda!
    O Bernardo e a Iasmin são uns fofos.
    Uma leitura importante sobre saúde mental.
    Bjs

    ResponderExcluir