23 de setembro de 2022

Cartas Para Martin, Nic Stone

Hey leitores, turubon? 
Quantos autores negros vocês já leram na vida? Eu, se for contar nos dedos quantos já li com toda certeza foram poucos, mas com uns anos pra cá resolvi dar mais espaço na minha estante para autores negros e com personagens negros. Nicola Yoon foi a primeira autora negra que li e se tornou a minha autora favorita pelo livro O Sol Também é Uma Estrela.

Que a sociedade não é tão igualitária quanto as pessoas gostam de dizer.

Em nessa trama vamos acompanhar o jovem adolescente negro Justyce McAllister de dezessete anos que estuda na melhor escola do seu bairro, um dos melhores alunos que tira notas incríveis e faz tudo para ter uma oportunidade de conseguir entrar nas melhores universidades.

Sempre pensei que, se eu me esforçasse muito e fosse um cidadão exemplar, não passaria pelas coisas que os OUTROS negros passam, sabe? É difícil aceitar que eu estava enganado.

Justyce passou a vida se omitindo das coisas que no fundo sempre incomodaram ele. As piadas racistas dos amigos, o preconceito racial da sociedade e isso passou a ter mais atenção quando ele resolve ir ajudar sua ex-namorada por estar totalmente bêbada, sem conseguir dirigir e com apenas querendo ajudá-la, Justyce acaba sofrendo uma violência policial e sendo preso injustamente. 

O que eu faço quando minha identidade é ridicularizada por pessoas que se recusam a admitir que o problema é real?

Com o trauma do acontecimento ele começa a ver as coisas diferente e por isso começa a fazer um projeto pessoal que é escrevendo cartas para Martin Luther King e nessas cartas são demostrados os seus sentimentos, a raiva, angustias e sempre perguntando o que Martin faria nas situações que ele estar vivenciando.


Cartas Para Martin é uma história real. Não é apenas uma ficção, aqui relatar a vivencia de todos os jovens negros na sociedade racista que vivemos. Justyce é um personagem incrível, carinhoso, cuidadoso e tem um currículo escolar exemplar, mas percebesse que essas qualidades não importar, pois as pessoas sempre vão olhar pra cor da sua pele, vão te julgar só pelo fato de você ser negro.

A narrativa é tão rápida e fluida que você não ver o tempo passar. A maneira de como a autora escreveu essa história é incrível, pois a narrativa se passa em um colegial e existe uma classe em que há grupos de debates e é justamente nesse debate que acaba surgindo a discussão sobre o racismo.

Uma outra personagem que ganhou meu coração nesse livro foi Sarah-Jane que é a dupla de Justyce nas aulas de debate, ela é forte e muito determinada e seu jeito de querer mostra que racismo, sim existe para os companheiros. Sério, ela é perfeita! 

Eu ganhei de presente esse livro do meu amigo Emerson @microversonerd e agradeço muito a ele por me apresentar essa história. Quando eu sentei para ler em pleno sábado de manhã, a leitura foi tão fluida que li metade do livro e passei surtando nos direct do meu amigo porque sentir ódio, raiva, indignação, chorei e me apaixonei.

É um livro que tem que ser uma leitura obrigatória no ensino fundamental e médio, todos de qualquer idade precisa ler essa história. Precisa entender que nossa sociedade é racista e preconceituosa.
Classificação indicativa: +12


9 comentários on "Cartas Para Martin, Nic Stone"
  1. O número é baixo.... infelizmente.... ao contar os livros de autores negros que li.
    Tenho vontade de ler Nicola, em especial, Instruções Para Dançar.
    Cartas Para Martin é emblemático. Cru, verdadeiro e real. Nos mostra uma realidade que as vezes não queremos ver.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o grande problema, a sociedade que diz não ter preconceito mas ao ver alguem que foge do "padrão" já ficam suspeitando. Infelizmente não temos como saber quando isso terá um fim, pois a cada dia lemos e assistimos crimes cometidos contra pretos e sem nenhuma punição para os culpados. Esse livro realmente deveria ser lido por todos e principalmente em escolas. Li super rápido e tive essas mesmas sensações que você.

    ResponderExcluir
  3. É bom falar de livros como esse. Leituras assim realmente deveriam ser obrigatórias, pois mostra uma realidade cruel que vivemos e presenciamos sempre. O racismo sempre existiu, embora muitas vezes mascarado, mas parece que nos últimos anos a questão está cada vez mais exposta e revoltante.

    ResponderExcluir
  4. Ainda n li, mas to bem curiosa em ler essa historia e é uma pena, que n vejo falarem taanto dele como o odio que vc semeia que é um favorito pra mim.
    Espero conseguir ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Esse é aquela leitura que nos proporciona um “boom” de sentimentos né, e nos faz refletir ainda mais sobre as injustiças tão presentes (infelizmente) ao nosso redor, super concordo que ela deveria ser obrigatória nas nossas escolas.

    ResponderExcluir
  6. SAbe Lily,
    Não entra na minha cabeça, em pleno século XXI ainda existir qualquer tipo de preconceito, ainda mais de cor. Somos todos iguais, por que ainda existe isso?
    Estou tentando também ler mais escritores negros e personagens negros, assim podemos entender melhor uma realidade que não vivemos, pelo menos em relação a cor da pele.
    Deve ser um livro sensacional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lily!
    Não saberia te dizer quantos autores negros eu li... Tenho até interesse em ler livros da Nicola Yoon mas não tive a oportunidade ainda.
    Quanto a Cartas para Martin, confesso que não é um livro do tipo que costumo ler, mas se a oportunidade de o ler surgir arriscarei a leitura sim :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lily! Nossa essa sua reflexão é muito importante, levando em consideração minhas leituras, acho que poucos foram os autores negros que li e isso me entristece porque não sou a única. Sobre o livro achei simplesmente fantástico essa ideia da autora em colocar um personagem que escreve para MLK sobre a toda problemática do racismo que o personagem vive. Incrível! Amei a capa, com certeza leria depois dessa dica. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li mas pretendo. Sei que a leitura vai me proporcionar momentos de indignação ,tristeza Infelizmente ainda hoje vemos idiotas praticando crimes de racismo e causa revolta em ver
    que nada acontece com esses imbecis..

    ResponderExcluir