18 de outubro de 2022

Um Lugar Bem Longe Daqui, Delia Owens

Olá leitores, turubon?
Me diz, qual foi o livro que mais deixou você impactada ao terminar? Vamos dizer que é bem raro eu encontrar livros que me deixe muito mais muito chocada ao terminar e fazia tempo que não encontrava esse tipo de leitura até agora.

Menina do Brejo, à Menina Lobo, à menina que não sabia soletrar dez.
 
Em uma pequena cidade, especificamente, Carolina do Norte, acompanharemos a pequena jovem Catherine Clark, conhecida por Kya ou menina do brejo. Ela junto com sua família vive em uma casa no meio de um pântano onde sua família não tinha uma condição boa. Kya cresceu vendo sua família indo embora aos poucos, sua mãe que lhe abandonou por estar cansada de sofrer abuso, os seus irmãos que também já não aguentavam mais viver naquela situação até que no final acabou sozinha.

Os rostos mudam com as agruras da vida, mas os olhos continuam sendo uma janela para o passado.

Por outro lado, em 1969, duas crianças que resolveram ir andar de bicicleta acabaram encontrando o corpo de Chase Andrews, um homem casado e de boa família, praticamente um modelo aos olhos da sociedade. Quando todos da cidade fica sabendo de sua morte ficam surpresos e tentando saber se foi apenas um acidente ou realmente foi assassinado.

Quanto se está disposto a oferecer para vencer a solidão?

 
Um Lugar Bem Longe daqui é uma leitura que te faz sofrer e que ao mesmo tempo te faz querer saber mais sobre a investigação do caso de Chase Andrews. A narrativa é intercalada em dois tempos diferente. Um que é quando Kya ainda é uma criança onde estar aprendendo a lidar com o abandono familiar, a solidão e ao mesmo tempo com aquela esperança de que algum momento sua mãe irá voltar. Já no segundo é a investigação sobre a morte de Chase, simplesmente estamos ali acompanhando toda condução da investigação, os relatórios e os interrogatórios.


Kya é uma personagem que estar em constante crescimento tanto pessoal, tanto como pessoa, pois ela passou a viver isolada do mundo, teve que aprender a cozinhar, a procurar comida. Ela teve que aprender desde nova a sobreviver. Em uns de seus passeios pelo barco, Kya acaba se perdendo e pedindo ajuda para Tate, um rapaz que no final vai ajudá-la a ler, escrever e no fim tornado o seu primeiro amor.
 
Apesar do livro trazer essa parte de drama e investigação, ele traz muitos sobre as questões daquela época, como o preconceito racial e social. A autora deixa claro como era naquela época, como as pessoas eram separados pela cor da pele, pela classe social. Um personagem que amei muito foi o Pulinho, que foi quem cuidou de Kya quando ela mais precisava. Ele foi como um pai pra ela.
 
Esse livro, Um Lugar Bem Longe Daqui é um livro que é sempre bom ler sem saber muito da história, pois ao final ficará surpreendido. Eu finalizei essa leitura as duas horas da madrugada e meu cérebro ficou explodindo com tanta informação que não sabia como assimilar.
 
É um livro que vou muito indicar para ler!
Classificação indicativa: +16


7 comentários on "Um Lugar Bem Longe Daqui, Delia Owens"
  1. Eu li mes passado e gostei muuuito. Vale muito o hype dele.
    Achei delicado, lindo, os assuntos que se aborda sao bem singelos mas q faz muita diferença..e adorei o final. Tudo!!
    Ainda nao vi o filme!!! Doida pra ver!

    ResponderExcluir
  2. Um lugar bem longe daqui esta nas minhas metas 2022 que ainda não li mas pretendo fazer o mais breve possível, pois tem outros que não vou cumprir. Eu só sei que ouço muitos elogios para esse livro, tomara não me arrepender.

    ResponderExcluir
  3. Minha história com Um Lugar Bem Longe Daqui é bem interessante.
    Acompanhei os unboxings do Intrínsecos, li resenhas mas não fui cativado.
    A notícia do filme, fez o livro hypar e eu não sei porquê, decidi colocar em uma wishlist Amigo secreto. Acabei ganhando o livro. Mas ficou na estante de nao lidos por um tempo.
    Até que surgiu uma leitura coletiva e a louca das Lcs resolveu participar.
    E fui simplesmente arrebatada por essa história.

    ResponderExcluir
  4. Lily!
    Um livro maravilhoso, não é?
    Fiz a leitura dele e agora quero assistir o filme para ver as diferenças.
    É tanto suspense e também muita tristeza... mas, o final valeu a pena pela surpresa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Conheci esse livro há muito tempo em um blog não tão conhecido de pouco acesso .Pouco se falava dele Depois sim veio o sucesso do livro E agora com o lançamento do filme o livro voltou a bombar e pela sua resenha o sucesso é merecido.Tenho o livro, comprei recentemente.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante curioso com o desfecho e de como as histórias irão se cruzar. Eu prefiro ler antes de assistir à adaptação, mas vamos ver o que rola primeiro. Estou pensando em livros que me deixaram impactados no final, e realmente não são tantos.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Acredita que ainda não li esse livro! Mas desse ano não passa (rindo de nervoso), inclusive já separei ele, porque é uma questão de honra conseguir lê-lo ainda em 2022.

    ResponderExcluir