30 de novembro de 2023

Passarinha, Kathryn Erskine

Heeey leitores, turubon?
Eita, que faz um tempinho que não trago resenha por aqui.. ultimamente minha vida esta sendo um belo de caos, finalizando o semestre da faculdade, organização do casamento da minha prima, resolver o cronograma do canal e do blog... esta bem complicado, mas tentarei colocar em ordem...
 
De voltar para a resenha de um livrinho tão incrível que eu deveria ter lido ele há muito tempo. 

ELE PARECE UM PASSARINHO DE UMA asa só curvado no canto da nossa sala.


Caitlin, uma criança de apenas dez anos tem a sua vida e a do seu pai mudada para sempre. Ela acabou de perder o seu irmão mais velho, Devon, em um atentado na escola a qual estudava, onde um atirador invadiu e saiu matando varias pessoas e ele foi umas das vitimas. Caitlin estar perdida porque não sabe como continuará sem o seu irmão, a quem lhe ajudava a entender o mundo. 

É muito difícil enxergar o que você tem que enfrentar quando as coisas começam a virar geleia e se fundir num borrão e se transformar umas nas outras. 

Caitlin não é igual a todas as crianças da sua idade. Ela tem Síndrome de Asperger que é um dos estados do espectro autista de maneira leve, mas que acaba que trazendo alguns impactos em sua vida e principalmente em relações sociais. A Caitlin tem dificuldade em fazer amigos, não gosta de fazer contato visual e sempre diz as coisas que lhe vem em mente. Ela ama pintar, mas odeia as cores vivas, pois ela sente coisas horríveis em relação a elas. 
 
Acho que todos nós precisamos encontrar um Desfecho. 

Uma coisa que a Caitlin sempre odiou é mudanças, mas teve que aceitar no momento em que perdeu o seu irmão. O quarto dele vive fechado e ninguém entrar mais lá. O seu pai estar sempre triste e chorando. Não aguentando ver essa tristeza, ela quer ajudá-lo e para isso Caitlin recorrer aos livros e dicionários e nessa busca encontrar a palavra “desfecho” e ela acredita que é disso que ela e seu pai precisa e nisso Caitlin vai na procura do desfecho. 
 

Passarinha, acredito eu que é considerado uma literatura clássica e se não for, pois deveria. Essa foi uma leitura que peguei para ler na MLI e não imaginaria que sairia desse livro apaixonada por sua história. 
 
A personagem Caitlin é uma criança que não tem uma noção de como é as pessoas, de como o mundo pode ser cruel. A narrativa do livro é feita pela Caitlin, então temos uma escrita bem diferente, sem virgulas, sem o travessão de dialogo e muitas vezes eu ficava perdida porque ficava sem saber se era uma conversa ou um pensamento da personagem. A gente simplesmente mergulha nessa visão dela, de como ela ver o mundo a sua maneira. 
 
Em muitos momentos da leitura queria proteger a personagem. Houve muitos momentos que me peguei chorando. Há uma parte que me pegou muito foi que a personagem não entendia porque as pessoas a tratavam de maneira diferente. 

Esse é um livro que todos os leitores deveriam ler, apesar de trazer uma narrativa diferente, faz com que nós leitores tenhamos empatia pela personagem e de querer protegê-la.

Classificação Indicativa +12



5 comentários on "Passarinha, Kathryn Erskine"
  1. Olá! Olha que entendo um pouco de caos, minha vida está bem caótica ultimamente, mas não podemos deixar a peteca cair, eu li esse livro faz um tempinho, realmente é uma leitura muito bacana e sensível.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lily!
    Livros que abordam a Síndrome de Asperger sempre despertam o meu interesse, mas como eu costumo fugir de livros que abordam o luto fico com o pé meio atrás para ler Passarinha... Mas se algum dia eu for lê-lo acredito que ficarei a princípio meio com dificuldade com essa falta de travessão de diálogos.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é maravilhoso e acredito que todos deveriam ler. Li há um tempo atrás e fiquei encantada com a história e como você falou em vários momentos queria colocar Catlin em um lugar seguro.
    Que tudo dê certo na sua faculdade e no casamento da prima.

    ResponderExcluir
  4. Passarinha é uma leitura que não faria normalmente mas embarquei em uma leitura e foi um livro que me ensinou muito e também me emocionei

    ResponderExcluir
  5. Ola Lily
    Embora já tenha visto esse livro muitas vezes não imaginava do que se tratava realmente.Deve ser uma leitura bem emocionante, devido a tragédia que aconteceu na vida da Caithin,ainda por cima ela possui essa condição da síndrome de Asperger.Sem dúvida uma leitura que tenho vontade de ler.

    ResponderExcluir