20 de maio de 2022

Duna, Frank Herbert

Eiii, Leitores! Turubon? 
Qual seu gênero literário favorito? O meu, acho que vocês já sabem né.. eu amo um bom e o velho clichê, mas obvio que gosto de conhecer outros gêneros literários que por sinal existe milhares e dessa vez resolvi ler um livro famoso e clássico da ficção cientifica que foi publicado em 1965.                                                                                                                                         Classificação indicativa: +14

A Verdade é uma arma poderosa. 

Em nessa trama será apresentando um universo totalmente diferente do que conhecemos, aqui temos quatros pilares importantes que são governados pelo imperador que tem o poder e que comanda as casas nobres em que cada família tem um domínio de planetas específicos; tem a guilda Espacial é quem domina as viagens espaciais, os comércios e principalmente as economias; e por último uma ordem feita só de mulheres que tem poderes e objetivos desconhecidos que são Bene Gesserit.

 Um dia os homens entregaram a própria razão às maquinas, esperando que isso os libertasse. Mas só se deixaram escravizar por outros homens com máquinas.


Além desses quatros pilares temos duas casas que são dos Atreides, que são pessoas importantes por sua maneira de governa e que governa o planeta Caladan, e os Harkonnen que são vistos como traiçoeiros e que comanda o planeta de Arrakis. Sendo que tudo acaba mudado quando o imperador resolve trocar os comandos de Arrakis, dando o comando para a família de Atreides, o Duque Leto e junto com ele vai sua esposa e filho, Lady Jessica e Paul.


Nas profundezas do inconsciente humano, encontra-se uma necessidade difusa de um universo lógico e que faça sentido. Mas o universo real está sempre um passo adiante da lógica.


Arrakis é um lugar desértico conhecido como Duna onde a vida é difícil, mas que obtém uma especiaria perigosa conhecida como Melange que pode servir como temperos para comidas e também para medicamentos. Para extrair esses tipos de especiarias é complicado porque nas terras desérticas de Arrakis existe um verme enorme que tem a capacidade de destruir qualquer maquinas.  Além disso as pessoas que vivem nesse planeta são conhecidas como os Fremen que não aceita desperdiço de água e nisso construíram uma roupa para reutilizar a água perdida do corpo, conheço como trajestilador.

 


A história será focada no Paul, filho do duque de Leto. Um jovem adolescente que foi muito bem preparado pelo seu pai e por sua mãe para quando fosse ocupar o lugar do Duque. O que Paul não imaginava que sua vida viraria de cabeça para baixo. Os Harkonnen resolveram tomar o planeta Arrakis e assim mudando a vida de Lady Jessica e Paul.

 

No meio de todo esse caos a jornada de Paul começara no meio dos desertos de Arrakis ao lado de sua mãe, Lady Jessica, ambos tentando se esconder entre os fremen e aprendendo seus costumes e além disso Paul ficará sabendo de uma profecia que poderá mudar o rumo da história.


Como o universo conhece pouco a natureza da verdadeira crueldade!


Duna é uma ficção cientifica muito bem aclamada por muitos leitores do gênero. Já vou deixar bem claro aqui NÃO É UMA LEITURA FACIL. É um livro cheio de palavras próprias e inventadas pelo autor, ou seja, ele tem seu próprio dicionário. Para quem não é acostumado a ler ficção cientifica e for ler o livro vai acabar abandonado porque sua narrativa é bem lenta a principio da história. Além do mais o livro é divido em três volume.

O desenvolvimento da trama acontece de maneira lenta e muito bem feita, mas que acaba prendendo o leitor durante a leitura por querer saber o que irá acontecer a seguir. Apesar de ser uma ficção vai retratar de assuntos importantes como políticas, intrigas, religião e muitos outros em seu universo.

Eu sou a pessoa que estar apaixonada por esse universo que foi criado por Frank Herbert e com certeza favoritado. Você leitor que pretende ler esse livro eu te aconselho ir com calma e ter muita paciência, não é um livro fácil de entender, mas quando começa a entender você vai se apaixonar.


4 comentários on "Duna, Frank Herbert"
  1. Também sou do time clichê, romance de época. Mas vez por outra, me aventuro por outros gêneros.
    Duna tem sido bem aclamado mas sinto que não é para mim, pelo menos não o livro, talvez o filme funcione melhor

    ResponderExcluir
  2. Olha, confesso que quando saiu o filme eu até fiquei com vontade de ler. Mas depois acabei desistindo. Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  3. Então rs
    Ficção científica e eu não combinamos de jeito nenhum! Eu não consigo entender, me perco no enredo, seja livro ou filme.
    Duna eu precisei ver duas vezes o filme para ver se pescava algo. Por isso, nunca tive vontade ler os livros.
    Eu comprei a primeira Graphic de Duna, mas mesmo assim,não foi fácil de ler não rs
    Acho que precisa gostar mesmo para ler.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Não é um gênero que curto muito. Por isso deixo a dica passar dessa vez

    ResponderExcluir