7 de setembro de 2020

Setembro Amarelo: Livros que Retrata sobre o Suicídio

Olá Leitores Queridos, tutubom?

Estamos no mês de setembro, o mês conhecido por ser o Setembro Amarelo que é uma campanha brasileira para conscientiza a população sobre a prevenção do suicídio. Mas temos que ter em mente que não devemos só ter a noção disso nesse mês, temos que estar sempre atento e reforça todos os dias.

Pois, separei alguns livros que li que retrata bastante sobre o suicídio, depressão e transtorno mental.

 

Por Lugares Incríveis

Todos devem já conhecer esse livro, aqui acompanharemos a história de dois personagens, Violet e Finch. Ambos estão preste a escolher a morte, mas eles encontrarão um no outro uma forma de viver.

 



O Peso do Pássaro Morto

De forma melancólica e poética, acompanharemos a vida de uma jovem mulher desde sua infância até a fase adulta sobre como uma perda, abuso sexual, depressão e saúde emocional impactou na sua vida.

 O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei | Revista Bula


Eu Estive Aqui

Cody fica arrasado ao descobrir que sua melhor amiga cometeu suicídio. Ela irá percebe que sua amiga nunca contou nada sobre sua vida de fato e descobrirá coisas que nem sabia.

 Eu estive aqui | Amazon.com.br


Último Adeus

Conhecemos a Lex, uma jovem adolescente que terá que seguir em frente depois que seu pequeno irmão, Ty comete um suicídio bem perto do natal. Isso muda completamente a sua vida.

                               Livro - O Último Adeus nas americanas

Esse são alguns dos livros que vão retratar bem esses assuntos. Temos que ter consciência disso todos os dias e pode ajudar alguém que passa por isso de alguma maneira! E você, já leu algum desses livros citados? Se já, me conta o que achou!

16 comentários on "Setembro Amarelo: Livros que Retrata sobre o Suicídio "
  1. Desses só li Por Lugares Incríveis e foi uma leitura incrível e ao mesmo tempo triste.
    O Peso do Pássaro Morto parece ser bem interessante também, e acredito que mereça o hype. Além de ser nosso.

    ResponderExcluir
  2. Faço parte da Liga de Psiquiatria da minha faculdade, estamos com muitos eventos, e que importante encontrar esse tema por aqui também.
    Já vi muito sobre esses livros que você postou, mas nunca li. Aliás, até coloquei o filme desse primeiro livro pra assistir assim que eu puder :)

    ResponderExcluir
  3. Lily!
    Campanha linda!
    Adorei a escolha dos livros, são importantes e relevantes para o assunto.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Não é um mês que eu goste. A gente se emociona com as campanhas, com a divulgação. Mas sabe o que acontece durante o restante dos outros meses?? Nada! Quem vive com depressão(como eu) e tantos outros, vivemos escondidos. Pedindo socorro e sendo invisíveis. Mas claro que eu sei a importância disso tudo e vivo tentando mudar as coisas, ao menos perto de mim.
    Por isso, amei as dicas dos livros e mesmo que só tenha lido(correndo) Por Lugares Incríveis e sim, amei,como também amei a adaptação.
    Preciso muito ler os demais livros, mesmo sabendo que faz mal rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Assunto importantíssimo de ser abordado e lembrado, como você disse. Comecei a ler Por Lugares Incríveis, mas parei, pois o começo do livro não me prendeu muito, faltou persistência da minha parte, mas ainda vou ler um dia. Assisti ao filme e AMEI, chorei horrores!!! Não conhecia O Peso do Pássaro Morto, mas também não cheguei a ler os outros livros. Capas lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse é um tema árduo para as famílias que passaram por isso, mas é imprescindível que se fale sobre para podermos tentar ajudar quem está sofrendo.
    Desses livros só li Por Lugares Incríveis e amei, achei bem emocionante. E agora quero ler O Último Adeus.

    ResponderExcluir
  7. Miga eu concordo super, devemos falar sobre prevenção ao suicídio e depressão todos os dias... Até porque tem muita gente hipócrita que só espera pra lacrar em setembro, né? rs
    Dos livros que você citou só não li Eu Estive Aqui, e O Último Adeus é um dos meus preferidos da vida!

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Lily!
    Realmente a conscientização deve ser frequentemente, e precisamos reforçar para que as pessoas procurem ajuda! O primeiro livro que li sobre o tema foi Cartas de amor aos mortos, uma leitura muito angustiante, mas que nos mostra até onde uma pessoa vai para se livrar do sofrimento. Da sua lista só li Por lugares incríveis, e fiquei bastante chocada pois não li a sinopse direito e não sabia que era sobre suicídio. Os demais pouco ouvi falar, mas fiquei com vontade de conferir O último adeus e Eu estive aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Lily!
    Acredito que todo mundo tem um pouco de depressão e ansiedade, a diferença é o grau e forma como exteriorizamos tudo isso. Logo um mês de conscientização é extremamente importante para que nos mostremos dispostos a conversar e ajudar O ANO TODO.
    E nada melhor do que livros que nos mostram diretamente pessoas que lidam com essas condições. Por Lugares Incríveis é uma leitura muito sensível e pertinente, sem contar que nos deixa muitas lições.
    Já ouvi falar muito de O Último Adeus, e imagino que a experiência deve ser muito emocionante, por se tratar de perdas familiares.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lily
    Todos esses livros são super desejados.
    Abordam o tema suicídio que é um assunto de suma importância principalmente agora em setembro onde ocorre inúmeros casos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. ola
    muito triste essa realidade .moro em uma cidade que sempre está tendo caso de suicidio .;
    temos que estar muito alerta ,principalmente com os jovens que muitas vezes são tão vulneraveis e toda leitura que retrata essa realidade tem ser tratada com muita responsabilidade

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita vontade de ler Por Lugares Incríveis, mas o "depois eu leio" acabou nunca acontencendo. Um ótimo livro que eu li, que retrata suicídio, foi A Playlist de Hayden. Além de abordar o tema, é importante saber abordar e como isso irá atingir o público que está lendo!

    ResponderExcluir
  13. Esse é o mês de extrema importância e de muita conscientização. Mesmo conhecendo a maioria dos livros, ainda não li nenhum devido ao tema principal que é muito forte. Mas são dicas ótimas que merecem a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lily!
    Verdade, o suicídio é algo que se deve ser falado e debatido sempre... Mas confesso que fujo de livros que abordam assuntos desse tipo, do tipo pesado, sabe?! Prefiro livros com tramas leves, eu até tenho um interesse em ler Eu Estive Aqui, depois que li outros livros da Gayle Forman fiquei com vontade de ler mais livros dela mas por abordar o tema suicídio eu fico adiando a leitura dele... quem sabe futuramente eu crie "coragem" e o leia?!
    Os outros 3 livros que você citou eu também não li.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Sem dúvida é um assunto que deve ser discutido todos os dias e não apenas em determinados meses, dos livros citados, ainda não li nenhum, mas espero sim, fazer a leitura no futuro.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lily
    Ótimas dicas.
    Eu estive aqui e O último adeus eu já li e são tão intensos!
    Vou querer sim ler os outros dois, apesar de como eu já te disse, tenho medo de Por lugares incríveis rs
    Mas é bom ler sobre suicídio nos ajuda a ajudar quem está passando por isso....
    Bjs

    ResponderExcluir