21 de abril de 2020

Livros que Aborda Doenças


Olá Leitores! Tudo bem com vocês?!
Doenças? Isso mesmo, o tema de hoje é sobre doenças, mas é no mundo literário e que algumas dessas doenças são de fato verdade. Fiz algumas listinhas dessas doenças que foram citadas em livros. Vamos lá!



Tartarugas até lá embaixo – TOC
TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo é uma doença bastante comum, mas também é uma doença mental grave. São obsessões de pensamentos, impulso ou imagens que persistente de que você deva seguir uma regra bem rígida. Esse tipo de doença pode interferir na vida social, trabalho e relacionamentos.

A Cinco Passos de Você – Fibrose Cística
Ela é uma doença hereditárias consideradas graves que afeta os pulmões e o pâncreas, num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco. Nos pulmões o aumento da viscosa pode bloquear as vias aéreas propiciando a proliferação bacteriana que faz leva a uma infeção crônica, lesão pulmonar e indo ao óbito.

Volte Para Mim – ELA
Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso que acarreta em paralisia motora irreversível. A pessoa que posse dessa doença sofrem com paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda da fala, dos movimentos e precisa de respirar por aparelhos. Stephen Hawking foi portador dessa doença e que foi morto em 2018 e foi a pessoa mais conhecida da ELA.

Extraordinário – Síndrome de Treacher Collins
É uma doença genética que afeta com mais frequência nos ossos do rosto, a mandíbula, o queixo e as orelhas. Ela é muito rara e tem o defeito genético com mutações no gene, presente no cromossomo.

Tudo e Todas as Coisas – SCID
Imunodeficiência Combinada Severa, conhecido mais como a doença da bolha, é uma desordem congenital rara que resulta em baixos níveis de anticorpos e um número baixo ou ausência de células, o sistema imunológico não fornece uma proteção contra vírus, fungos e etc. O jovem David Vetter foi portador dessa doença que viveu até os seus 12 anos, morreu depois de ter feito o transplante da medula óssea que estava infectada com um vírus difícil de detecta. 

E ai, gostaram? Já leram alguns desses livros me contem!

10 comentários on "Livros que Aborda Doenças"
  1. Oie! Menina amei seu post. Eu não gosto muito de ler livros com temas com doenças, isso deixa a leitura muito sensível pro meu gosto, mas eu adoro saber mais sobre as condições sabe? Não li nenhum desses, mas queria!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lily!
    Acho importante os livros abordarem as doenças, principalmente algumas que não são tão divulgadas.
    Já li Tartarugas até lá embaixo e Tudo e todas as coisas.
    Vou ver se consigo ler os outros.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito quando um livro trata de uma forma delicada algum tipo de doença e também transtornos. Ultimamente a depressão tem sido o foco e como tenho ela, fico feliz quando posso ler ou até ver sobre o tema.
    De todos os livros que você eu li todos, exceto Tartarugas que ainda não tive oportunidade.
    A gente precisa disso em nosso meio, seja como alerta, como aprendizado e também até para ajudar a quem conhecemos.
    O autismo também tem rendido histórias ótimas!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Li apenas Extraordinário e Tartarugas até lá embaixo, livros assim são necessários para nós conseguirmos compreender melhor essas doenças, são assuntos que nunca são abordados em nossa sociedade mas os autores os pontuam nos livros. Acho incrível.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lily!
    Já li três desses livros, assisti ao filme de A cinco passos de Você e não conhecia Volte para mim. Tartarugas até lá embaixo e Extraordinário são os mais emocionantes. Recomendo muito Tudo e Todas as Coisas, tem um romance muito fofo também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Lily!
    Livros que abordam patologias sempre são válidos, pois nos fazem conhecer um pouco mais de determinada doença e abrem nossos olhos para encarar os portadores com uma nova perspectiva.
    Dos citados acima, Turtles All The Way Down se destaca. O livro, embora não tenha muitas páginas, retrata o TOC de forma competente com uma profundidade incrível.
    Extraordinário também eu amo. A obra é de uma sensibilidade sem igual, e nos faz refletir sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lily
    As doenças também estão sendo abordadas nos livros, penso ser um tema importante. Que muitas vezes sabemos mais de certas doenças lendo o que muitos dos personagens passam.
    Dos livros citados li: A Cinco Passos de Você, Volte Pra Mim é Extraordinário ( que é um dos meus livros favoritos da vida, super indico).
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Acho que só não li volte para mim. Eu fiquei super impactada principalmente com a doença citada no livro Tudo e todas as coisas e fiquei mais chocado ainda com uma revira-volta no final cof cof. Alerta de spoiler

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lily
    Desses já li Extraordinário, Volte para mim e Tartarugas até lá embaixo.
    Os outros todos quero ler também.
    São livros ótimos, que nos informa e conscientiza.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro que retrata sobre alguma doença. Dos listados, apenas tive a oportunidade de assistir a adaptação de TUDO E TODAS AS COISAS e A CINCO PASSOS DE VOCÊ, mas ainda pretendo ler os livros.

    ResponderExcluir