11 de abril de 2020

O Mágico de OZ, L.Frank Baum


Olá Leitores! Tudo bem com vocês?!
Para esse tempo que estamos passando precisamos de uma leitura leve e aconchegante. E para isso trago uma resenha de uma leitura leve e maravilhosa. Não devo deixar de mencionar que essa leitura foi indicação da Lendo & Apreciando


Por mais triste e cinza que seja o nosso lugar, a gente de carne e osso prefere viver nele, pois mesmo que existam lugares mais bonitos, não há nada como a nossa casa. 


Quem não conhece a história de uma garotinha acompanhada de seu cachorrinho que foi parar em uma cidadezinha estranha com seres diferentes?! Aqui, vamos conhecer a pequena Dorothy, uma garotinha que vive no Kansas com sua tia Em e seu tio Henry. Eles viviam uma vida simples e humilde. A única companhia de Dorothy era seu cachorrinho totó.

"-Quem são os mágicos? - perguntou Dorothy.
- O próprio Oz é um grande mágico - respondeu a Bruxa, com uma voz baixinha. - O seu poder é maior que o de todos os outros juntos, e ele vive na Cidade das Esmeraldas."

Um certo momento, uma tempestade se aproxima e com ele um ciclone. Com o ciclone a vista seus tios consegue chegar ao porão para se protege, mas Dorothy estava procurando pelo Totó para ir ao caminho dos seus tios até que o ciclone atinge a casa fazendo ela gira, gira e gira. Sendo levada. Dorothy e Totó acorda de um sono profundo com o barulho da casa sendo atingida ao solo.  Ao sair da casa, ela se depara com homens diferentes que usam um chapéu azul e uma mulher com um vestido branco.

" - Você acha que Oz pode me dar coragem? - perguntou o Leão Covarde.- Com a mesma facilidade que pode me dar um cérebro - disse o Espantalho. - E me dar um coração - manifestou o Homem de Lata. - Ou me enviar de volta para o Kansas - Completou Dorothy."

Ao se aproxima, a mulher de vestido branco faz uma reverencia e lhe agradece por ter matado a bruxa Má do Leste. Dorothy por ser ingênua acreditava-se que tudo era apenas um engano, mas para o seu espanto ela ver os pés da bruxa debaixo da casa com um sapato de prata, mas a bruxa do norte lhe explica que ela era má e que fazia todos os Munchkins de escravos trabalhando dia e noite. E pela morte da bruxa todos estão livres e como recompensa Dorothy ganha o sapato de prata, porém o único pensamento da pequena Dorothy era volta para o Kansas ao lado de seus tios. E isso a bruxa boa lhe diz que ela precisa ir para a cidade das Esmeralda ao encontro do Grande Oz, que é o único que poderá ajuda-la a volta para o Kansas e que ela precisará seguir pela estrada dos tijolos amarelos para a fim de conseguir chegar a Oz.



Em sua jornada para chegar à cidade das Esmeralda, Dorothy faz amizades um tanto diferente. Ela conhece o Espantalho que foi salvo de uma plantação de milho e que deseja ter um cérebro. E juntos seguiram jornada ao encontro de Oz e em seguida se encontraram com um Lenhador de Lata que estava enferrujado que fazia muito tempo e que foi salvo pela garotinha. Com um desejo de ter um coração, ele seguiu viagem ao lado da garotinha e o Espantalho em buscar de Oz para lhe conceder o seu desejo. Ao caminho, se depara com uma floresta fechada e eles acabam sendo atacado por um Leão, porém Dorothy o enfrenta para que ele não possa machuca-los. O Leão é conhecido por ser um covarde e por isso tem o desejo de ter coragem e ele resolve embarca na jornada ao lado deles a caminho da cidade da Esmeralda para conseguir realizar o seu desejo. Bom, vocês já conhecer a história no que vai dar né. Muitas aventuras irão acontecer.

"A experiência é a única coisa que traz o conhecimento, e quanto mais tempo você vive, mais experiência você adquire."


O Magico de Oz é um clássico que foi escrito em 1900 e que foi adaptado para a telinha em 1939. Quem não conhece a famosa música Somewhere Over The Rainbow que foi o tema principal da adaptação, não é mesmo. A narração é feita em terceira pessoa e de uma maneira simples e bem fluida. É uma história infantil, mas que traz valores e reflexões sobre o valor de uma amizade verdadeira e os aprendizados que vamos coletando ao longo do caminho da vida. Um livro que tem que ser lido por todos e de qualquer idade.



12 comentários on "O Mágico de OZ, L.Frank Baum"
  1. Oi, Lily!
    Eu amo essa história! Li o livro uma vez só, mas já assisti ao filme tantas vezes que já até perdi as contas. É realmente pra ser lido por pessoas de todas as idades. Linda a sua edição!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Lily!
    Nossa! Li esse livro há tanto tempo, mas como é uma história marcante, um verdadeiro clássico, não dá para esquecer essa linda história e toda mensagem que ela passa de forma tão lúdica.
    Adoro!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lily
    Infelizmente não li o livro, mas assisti a adaptação muitas vezes quando criança que até perdi a conta. É uma das minhas estórias favoritas.
    Nessa trama encontramos o valor da amizade, esperança entre outros temas.
    Quero muito fazer essa leitura, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que edição mais linda, meu Deus!!!
    E sabe o que me faz sorrir com os olhos? O carinho na montagem das fotos. Ando admirando tanto isso nos lugares que passo.
    O Mágico de Oz é um dos grandes clássicos da literatura mundial e ver ele assim, numa edição tão linda, enche o coração de alegria.
    Deu vontade reler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Oi Lily!
    Você bem sabe quanto amo esse livro, essa história. É incrível que algo tão simples possa passar uma mensagem tão bonita... Super concordo contigo, é uma obra que deve ser lida por todos em qualquer idade ♥
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  6. Ola Lily!
    Esse clássico nunca vai perder a magia, e sempre é bom para refletir sobre todas as mensagens que a obra nos traz, as quais exaltam as diferenças, o companheirismo, a coragem e a perseverança.
    É impossível não se impressionar com a capacidade inventiva de Baum, que criou personagens únicos e que são verdadeiros marcos da literatura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. ola
    é raro encontrar indicaçoes de livros infantis
    e acredite foi muito bom encontrar essa dica
    nesses momentos dificeis que estamos passando uma leitura assim é tudo de bom
    essa estoria foi escrita a tanto tempo e sobrevive trazendo ensinamentos valorosos
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  8. Olá Lily!
    Por incrível que pareça nunca li esse livro. Como ingressei no mundo da leitura já grandinha não costumo ler as histórias infantis, mas às vezes elas são o que mais precisamos nos dias mais sombrios como esses que estamos vivendo. Não sabia que a música era tema desse filme, foi uma ótima descoberta. Vou tentar inserir mais livros infantojuvenis na minha lista de leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quem nunca ouviu falar sobre O Mágico de Oz, né? Já conheço a história mesmo sem ter lido, é uma historia atemporal. Sinto muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Acho que foi em 2017 que eu finalmente pude ler O Mágico de Oz em uma edição da editora autêntica e fiquei apaixonada na história pois essa conhecia ela por cima pelo que é representado em alguns filmes porém o conteúdo do livro é muito precioso

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lily
    Que ótimo que você gostou do livro e lhe trouxe tantas reflexões.
    Sabe que achei chatinho kkkk pois é. Sei lá, mas não me ganhou. Kkk
    Torci para que a Dorothy tivesse seu final feliz.
    A adaptação que é tão clássica quanto o livro quero assistir em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Conheço apenas a história resumida do livros, aquelas em formato de livrinho infantil, mas sempre tive vontade de ler a história por inteiro.
    Mesmo sendo uma leitura voltada mais para o publico infantil, tenho muita vontade de ler livro, espero que algum dia consiga.

    ResponderExcluir