3 de abril de 2019

Assassinato no Expresso do Oriente

Olá Meus Queridos Leitores!
Tudo de boinha com vocês?!
Faz um tempinho que não trago uma resenha de livros né.. Pois é, ando meio lenta na leitura, mas to tentando ler mais rápido. Fica na torcida por mim..(haha)
Hoje trago a resenha de um livro bem clássico e famoso. Agatha Christie esse foi o primeiro contato que tive com essa autora, e acredite amei bastante, só me acompanhe nessa magnifica historia.


Resultado de imagem para assassinato no expresso do oriente livro
Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.


Nada mais e que nada menos conheceremos o detetive Hercule Poirot, um detetive muito bem conhecido e renomeado. A trama começa quando Hercule esta indo embora da Síria depois de resolve um caso e resolve ir para Turquia onde pretende passar uns dias de descanso em Istambul. Mas chegando ao seu destino, Hercule recebe um telegrama dizendo que precisa volta a Londres com urgências que por sinal acaba mudando seus planos. Poirot vai atrás de comprar uma passagem de trem para Londres.



Ainda que o trem estar lotado, o que é bem estranho para essa época do ano, porém Poirot consegue uma vaga por causa de sua amizade com o diretor da Campagnie Internationale des Wagons Lits, M. Bouc. Portanto o Expresso do Oriente inicia a viagem de três dias pela Europa e quando finalmente estar instalado Poirot passa avaliar as pessoas que estão nesse trem, alguns ele simpatizar, outros nem tanto.

Em nesse mês trem viaja um americano Ratchett, um dos passageiros da primeira classe, em nesse momento ele reconhece Poirot pelo nome e nesse momento tentar oferecer uma quantia de dinheiro para que pegue o seu caso. Ratchett diz ter inimigos atrás dele e que esta lhe ameaçando, por medo pede ajudar de Poirot. Hercule tem uma forma de escolhe os seus clientes e por não ter ido muito com a cara dele, simplesmente recusar sua oferta.


"-Já não consigo entender mais nada! Será que o inimigo mencionado por Ratchet estava mesmo nest trem? Mas onde está agora? Como pode ter sumido? Isto me enlouque. Diga-me alguma coisa, imploro-lhe, meu amigo. Mostre-me como o impossível pode ser possível!"

Em uma manhã Ratchett é encontrado morte em sua cabina com vários golpes em seu corpo. Por ser algo péssimo, seria uma solução fácil, onde chamaria a policia e todo o processo de investigação será iniciada, porém o que passa é que houve uma nevasca muito forte na madrugada fazendo com que o trem ficasse parado sem ter como dar continuidade a sua viagem. É nesse momento que começa a inquietação dos passageiros por estar presos e ainda mais com um assassino entre eles, sem saber quem é. Bouc pede ajuda de Hercule para que resolva o caso, já que estarão todos juntos e sem ter muito o que fazer. Sé há uma pessoa capaz de descobrir a verdade é Hercule Poirot.


“-Mon ami, se quiser pegar um coelho, enfie alguma coisa em sua
  toca. Se houver coelho ali, ele correrá”

Vamos parando por aqui para não haver spoiler. Assassinato no Expresso do Oriente foi um livro maravilhoso, uma investigação criminal onde um detetive muito perspicaz que sabe como direcionar o caso. A cada pagina você criar milhões de pergunta e junto com ele vai anotando tudo que está acontecendo e procurar descobrir quem foi o assassino. É claro que muitos momentos senti perdida com as explicações de Poirot mas você vai percebendo de uma maneira incrível. Amei bastante essa experiência de ler um gênero totalmente do que sou acostumada e Agatha Christie foi a minha melhor escolha. Com certeza indico bastante esse livro para quem quer inicia o livro dessa autora maravilhosa.
5 comentários on "Assassinato no Expresso do Oriente"
  1. Tentei mas nunca consegui me prender nos livros da Agatha Christie, não sei por que, já vi muitos elogiando, mas quando começo a leitura não consigo me focar e perco o interesse.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lily!
    Agatha Christie é um ícone atemporal da literatura, né? A escrita da autora sem o poder de elevar a mente dos leitores, os tornando sedentos em busca de resposta. A tensão acerca do assassinato por si só já é algo bastante intenso, e usando o espaço de um trem a autora torna tudo ainda mais surpreendente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Lily!
    Também li esse e outros livros da autora ainda na adolescência e se passaram mais de 35 anos, agora estou fazendo a releitura deles e este está entre eles, espero poder apreciar uma vez mais a maneira genial que a autora desenvolve seus enredos e a forma como elucida os crimes.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lily!
    Nunca li nada da Agatha Christie mas sempre tive curiosidade em conhecer a escrita da Rainha do Crime...
    Tenho interesse em ler Assassinato no Expresso do Oriente, uma investigação criminal que se passa em um trem preso por conta de uma nevasca deve ser bem interessante de acompanhar... espero ler esse livro num futuro breve. Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Sou fã dos livros da Agatha desde a adolescência, li muitos livros dela. E assassinato no expresso Oriente li também e pude relembrar da història assistindo ao filme. Recomendo todos os livros da autora, principalmente para quem curte suspense.

    ResponderExcluir